BN

Amigos seguidores do meu blog:

Oiiiiiê


Blogs
.

Como pintar tecido?

1. Aconselho que você compre para iniciar a sua pintura, tecidos não muito grandes, um que eu acho bom para iniciar e muito legal de pintar, são os panos de prato branco, feitos de ‘sacaria’. Se não houver esse tipo de tecido onde você mora, utilize algum de puro algodão. 2. A seguir escolha um risco (motivo) fácil, dê preferência a figuras básicas, como um ursinho, ou frutas; mas que não tenham detalhes pequeninos como olhos, boquinha. Tem de ser riscos de tamanho médio ou grande e que não tenham de ser muito trabalhado. Há muitas opções, você pode pintar corações, objetos de cozinha, aqui no meu blog você encontrará muito desses riscos fáceis. Há também a opção dos moldes vazados ou estêncil. 3.Compre tintas de boa qualidade, eu pessoalmente só uso a Acrilex. 4.Compre pincéis de qualidade, e se possível dois de cada numeração que você for utilizar. 5.Lave o tecido de algodão para retirar toda a goma. Depois de lavado, passe direitinho, e deixe-o lisinho. 6. Desenhe o motivo no tecido, utilizando o papel carbono para tecido, há varias cores, eu uso o vermelho, ou o caramelo. Caso você não encontre esse papel carbono especifico para tecido, onde você mora, use aquele carbono que é utilizado nas impressoras que tem formulários contínuos, ou carbono comum, mas tenha muito cuidado para não sujar todo o tecido apoiando demais o peso de suas mãos sobre o risco. 7. Coloque então o seu risco que pode estar desenhado em papel vegetal, folha de seda, ou até mesmo folha A4, sobre o papel carbono, e a seguir ponha em cima do tecido a ser pintado. Contorne com uma caneta ou um lápis o seu risco, verificando se ao fazê-lo, o risco esta sendo passado corretamente para o tecido. 8.Selecione as cores que irá utilizar. Você deverá ter uma variedade de cores razoável, para compor o seu trabalho. No mínimo uma gama de cerca de 12 cores para iniciar. 9.Tenha no mínimo este material, no futuro adquira alguns tons de tinta diferentes. Se você quiser economizar e não comprar tinta em tons suficientes p/ seu trabalho, você correrá o risco de não ter um final ideal, como você esperava. Esse é o mesmo conselho que eu dei para quem quer iniciar a pintar telas. 10.Coloque as cores em pequenas quantidades, numa paleta ou até mesmo em um prato de louça branco. Deixe ao seu lado dois copos pequenos com água limpa, para lavar os pincéis. Na primeira água você tira o excesso de tinta e na segunda água você enxágua. Não esqueça de ter também pedaços pequenos de pano de limpeza, para limpar qualquer tinta que você deixe cair no chão, ou para enxugar os pincéis. 11.Comece sempre a pintar os objetos que estão em plano de fundo do desenho, se for frutas sobrepostas, ou flores, comece sempre pelo que esta ‘por baixo’(no fundo) do desenho. 12.Tenha muita calma para pintar, e não ponha muita tinta no pincel, pq ao passar sobre o tecido, você poderá ‘encharca-lo’, deixando uma pintura grosseira e difícil de secar também.. 13. Normalmente o contorno dos riscos é feito pela própria tinta e com o próprio pincel que você utilizou para pintar o centro da figura, ou seja, o desenho. Há algumas pessoas que utilizam a caneta para contorno da Acrilex, a Acrilpen que há em varias cores. Com o tempo você vai se aperceber de como é que seu trabalho sai melhor, porque isso varia de pessoas para pessoa. 14.Nunca deixe nenhum dos pincéis de molho, não deixe nenhum vestígio da tinta usada naquele dia, limpe-os e guarde-os com muito cuidado, não limpe o pincel com solvente.. 15.Nas bancas de revistas você encontra muita revista destinada ao tema pintura em tecido, nelas você também encontrará boas dicas. 16. Com o tempo você poderá começar a pintar outros tipos de tecido, como seda, por exemplo, e claro ir utilizando varias técnicas e outros tipos de tinta apropriada ao tecido que será usado no novo trabalho. 17. Uma dica, a tinta para tecido da Acrilex, é muito boa, e eu já utilizei para outros tipos de artesanato, como pintura em caixinhas de madeira, e até fiz alguns trabalhos em tela também. 18.Espero com estas pequenas dicas, ter ajudado a começar essa arte de pintura em tecido, que eu tanto amo. Bom trabalho!

4 comentários:

  1. Adorei as dicas!!
    obrigada Silvana

    ResponderExcluir
  2. Oi , eu gostava de saber como remover tinta acrillex de tecido colorido , preciso muito de ajuda , Obrigada (:

    ResponderExcluir
  3. boa tarde, tudo bem? é um prazer conhece-la parabens seus trabalhos sao lindos!!! bjs Deus te abençoe sempre amei as dicas

    ResponderExcluir
  4. Adorei a sua página. Muito bem elaborada. Parabéns. Tércia

    ResponderExcluir

Deixe um recadinho....

Jesus me faz feliz!

MEGA ARTESANAL 2011. EU FUI

MEUS TRABALHOS COM

***

Outras postagens de meus trabalhos

Deus nos Ama


Tempo é precioso!

Ali@ne